quarta-feira, 13 de novembro de 2013

E pra onde foi o "Scrapbooking"?

Olá!

Há tempos que tenho pensado em dividir com vocês alguns pensamentos sobre meu trabalho.

É natural que, ao fim de um ciclo, a gente repense o que fez e planeje o que vai fazer. E isso, em tudo. Nos relacionamentos, na criação dos filhos, na dieta, nos negócios...

Ainda mais para mim, que sou administradora de formação, alma e coração.

Este ano fui convidada para fazer 2 palestras sobre o meu negócio no Senac. Isso me forçou ainda mais a avaliar a Scrap Spot ao longo desses 3 anos.

O que vejo é que... o scrapbooking... mudou.

Quando comecei a mexer com papel, minha intenção era sempre leve e temporária. Um convite, uma tag para um presente, uma embalagem especial. Sem técnica, sem ferramentas especiais, era só um hobby sem pretensões.

Há mais ou menos uns 6 anos, uma amiga me apresentou o mundo do scrapbooking. Me indicou lojas e... bem, foi um encantamento. E o que era hobby, virou amor e negócio. E assumiu uma pretensão perene. Um trabalho em que eu colocaria meu coração no papel e aquilo duraria para gerações futuras!

Quando a Scrap Spot foi inaugurada, trabalhávamos com álbuns, páginas, cartões... e algumas variações do trabalho em papel.

Mas a demanda por "Scrapbooks" - no sentido literal da palavra - foi diminuindo. As pessoas têm 5000 fotos acumuladas de um único fim de semana, mas não imprimem nenhuma e não querem dispor de tempo para fazer o scrap tradicional.

Vejo essas artistas brasileiras com layouts super rebuscados, com rendas, gesso, tintas, e mil e uma técnicas. Nem sei se acho bonito. Admiro pelo trabalho envolvido e pela "beleza" de cada arte em si. Mas, o que isso tem a ver com o álbum nosso de cada dia? E essas fotos "produzidas" para o scrap? Gente, usar a foto do rosto e mudar o título não transmite NADA. Você olha e simplesmente não vê nada, porque não sente.

Onde estão as fotos de pessoas comuns, com roupas comuns, em momentos cotidianos, mas cheios de emoção? Como seu filho sujo de lama porque passou um dia maravilhoso com você no parque? Ou você descabelada sendo acordada com café na cama porque é seu aniversário? Ou suas amigas queridas, num dia normal, em que vocês se encontraram por acaso?

(Bem, a transformação das fotografias é outro assunto no qual tenho dedicado algum pensamento. Mas escrevo em outro momento.)

Mas isso não quer dizer que vamos deixar o registro das nossas histórias de lado. Não não!
Ainda AMAMOS o scrapbooking original, clean e simples. Por isso, você ainda conta com nossos cursos de Scrapbooking durante todo o ano, além da nossa assessoria em cada compra que você vem fazer na Loja. Quem é nosso cliente sabe que não vendemos sem explicar.

Acho que até por conta dessa complexidade que os trabalhos têm assumido, a procura por produtos como Smash Books e Project Life tem crescido. A idéia é registrar seus dias, sem complicação. Com cola, tesoura e papel guardar com carinho as histórias que importam, que nos fizeram sorrir e cresceram em nossos corações.

Afinal, eu aprendi que scrapbooking é isso. É registro, é emoção, sua história em papel. E não uma produção forçada e fria.

Esperamos que ainda em 2013 você resgate o amor e a paixão pelo scrap. E conte conosco para alimentar esse amor... SEMPRE!

Um beijo,
Cin

Nenhum comentário: